quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Matéria de escalada em Itanhandu na EPTV

Fizemos uma matéria de Itanhandu na EPTV, afiliada da Rede Globo em Minas Gerais; olha que legal.
Faz um tempo que a Pedra da Poeira é frequentada por escaladores de diversos locais. Em 2005, eu vi no Campo Escola Montanhismo em Monteiro Lobato MG, casa do meu amigo montanhista Hamiltom Miragaia, uma foto impressa em uma baner grandão, do próprio Miragaia escalando a "Beiço de Purga"VIIb, onde ele me mostrou a foto orgulhoso: "Ai ó, la em Itanhandu essa foto ai! Pedra da Poeira."
A escalada amadurece nossa visão. Com a escola de escalada que tenho agora, vejo que não podemos ser muito extremistas, senão ofuscamos a visão. As vezes me fóco somente em vias esportivas fortes, de inclinação negativa, e me esqueço de o quanto aprendo com os posicionamentos de pé das aderências, das chaminés, dos rampões... E nesse periodo de transição abandonei a Pedra da Poeira por um tempo. Mas hoje com a comunidade escaladora crescendo por aqui, voltamos a mecher nesse point, que é muito bacana de se visitar. O acesso é facil, não tem camihada e fica a 3km do centro da cidade de Itanhandu MG. Não tem água potavel, apesar de o Rio Bengo passar em frente a pedra, o qual da nome a uma das vias da parede.

Agora começou a aparecer uma turma forte da escalada em Itanhandu, por isso o local voltou a ser falado. Teve bem sujo por um tempo, onde a terra que descia do barranco em função da chuva tampou grampos de algumas das vias.
A turma lá tem feito um trabalho bacana de manutenção e limpeza do local, onde até abriram outras duas vias, somando agora 12 vias num total, indo de IV a VIIb o grau das vias e atingindo 10m de altura a rocha na parte maior da parede. O bacana é que ainda da pra abrir novas vias.

A Matéria falou um pouco da cidade de Itanhandu, de sua tranquilidade como cidade montanhosa, e mostrou alguns de seus atrativos naturais, como a cachoeira do Vô Delfin, que é muito legal para ir nadar. Tem até uns boulder na beira do rio. O rio é limpo e a água fria, vinda das montanhas. É o Rio Verde, que nasce la na pedra da Mina, a quase 3.000m. Mostrou também a serra dos Noronha, e a Pedra da Poeira, que por enquanto é o único pico de escalada de Itanhandu, pois o nome ja diz Ita( pedra) nhandu(passaro). Isso quer dizer que o lugar tem pedra, e tem mesmo.

Na entrada da cidade ja vemos uma falézia grande, de uns 5om, na beira da estrada e não tem nenhuma via na pedra. Tem outra, uns 8km mais pra dentro na estrada da Pedra da Poeira, que chega a ter 150m de altura por 300m de largura. E não tem nenhuma via nem grampeada e nem móvel. Ainda!!!

Em breve teremos mais histórias de escaladas em Itanhandu, tem uma turma nova de escaladores e montanhistas trabalhando para isso.