quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Acidente com brasileiro no Fitz Roy, Argentina...


Foto: Eliseu Frechou


Ontém, dia 05 de janeiro, recebo a triste noticia pelo Face Book, enviada por Daniel Tofolli que dizia assim:

-"Caros Eliseu e Felipe, tenho uma péssima noticia. Acabei de saber via André Ilha. O Bernardo Collares Morreu no Fitz Roy. Estava escalando com a Kika e aparentemente depois do cume, num rapel, caiu feio e quebrou a bacia, tendo hemorragia interna e não conseguindo se mover. Estava a 35 enfiadas do solo. Parece que foi ja a 2 dias e o tempo piorou na região impossibilitando o acesso a área. Tristeza forte. Um cara tão manero, tão pró ativo. Enfim, parece que não há mais esperanças de tirar ele com vida da área".
Abraços Daniel.


Cerro Fitz Roy: fonte internet

Espero que nosso valente Bernanrdo resista e a turma da montanha de la consiga resgata-lo ainda com vida, pois temos bastante atividade a fazer com o montanhismo nacional como organização e regulamentação dele nas atividades de guia de montanha.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano novo, vias novas...

Sempre que vira um novo ano, um novo horizonte aponta.
Parece que a pilha foi recarregada. Começamos a rever as atividades que desempenhamos no ano anterior ja querendo enovar, complementar e melhorar, dai, quero contar a vocês algumas novidades que fiz ano passado e já posso comentar e abrir o espaço para visitação.

Tem um local que fiz virar um point, trabalhando nele um tempo, e ele ficou fechado por 5 anos. Conseguimos reabrir no final de dezembro de 2010, mas com algumas restrições. Estamos ainda melhorarando essa nossa comunicação com o proprietário e passo essas normas de visitção do local breve aqui no blog.

Esse locar fica a 15 minutos do centro da cidade de Itamonte MG, e é um campo escola, tendo paredes de adereência, vertical, negativa, boulder, e a trilha é de 10 minutos, com água perto e sombra.
A pedra do Carrapato é muito legal...


E tem também a falésia do Olho do Gato, que é um local fantastico, e tem um potencial muito grande para vias esportivas, e com muitos blocos de boulder espalhados pela trilha que passa por uma mata. Pertinho aqui da cidade de Itamonte MG, caminhada de 30 minutos na sombra da floresta, água boa e fácil de achar, com escaladas na sombra e muito visual da parede.

O local é uma estenção da montanha da pedra do Picu, que olhando aqui de Itamonte pode-se ver as duas formações rochosas bem perto. O tipo de rocha é bem parecido, com paredes lizas que aparecem buracos do nada. Ja abri umas 5 vias la e tem umas outras para acabar ja iniciadas.

O local ja conta com uma variação de graus de 6sup a 9c, nas vias ja abertas, as quais possuem uma média de 10 grampos cada.

O ruim é que falta chapeleta e parabout. Ruim isso para a escalada... Fiz uma outra coisa aqui no Clã para ajudar nesse sentido, que se chama O Cofre dos Grampos.

Como nunca tive patrocinador, sempre precisei dar meus pulos e conseguir continuar com minha vida de montanha e a abertura desses novos points que não demora muito estarão nos albuns e videos da turma por ai...
Coloquei um cofrinho aqui na escolinha e a turma tem contribuido com algumas moedas.

Se alguém quiser contribuir com alguma coisa para a abertura das vias aqui dessa região, e para eu estar fazendo manutenção de outras vias, poder trocar também futuramente as chapeletas de várias vias que conquistei que são de cantoneira as chapas, e que até criticaram uma linda via que deixei de contribuição no Brejetuba SP, dizendo que minhas chapas são de fundo de quintal. Na real são, mas os paraboutes são bons, e é só trocar as chapeletas depois. Esse bacanão que me criticou mesmo, era um que poderia ter me oferecido algumas chapeletas bacanonas, mas...

Fica ai o pedido para comunidade escaladora...

Sei que esses dois locais e outros que logo coloco informações aqui no blog, vão alegrar e muito o montanhismo nacinal e a turma de fora que esta começando a vir ai.


Tudo de bom e de belo...