sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nos tétos de São Thome das Letras...

Escalada noturna em São Thomé das Letras. Nessa mesma noite, o André Bele, mandou um dos fortes bouderes de lá, graduado em V13. No dia seguinte ele repetiu a façanha. 
A linha é uma extenção de um V5, com mais outros seis movimentos bem fortes e de encaixe, o boulder ganha mais oito letras... Muito bem fera!
Duarante o dia eu havia experimentado uma linha nova que tinha tinha visto ela ser conquistada no ano anterior e que esse ano de 2011 pude experimentar. A via se chama "Ventania", graduada em VIIc. Veja o video abaixo da cadena da via...
http://www.youtube.com/watch?v=6eCjMCI3YTg 

Tudo de bom e de belo...

Falésia do Paraíso em Pindamonhangaba - SP

Esse local tem ganhado a cada semana uma nova via, já somando mais de 100 vias esportivas que variam de IV a IXb na classificação brasileira.
Na minha primeira visita o local já contava com mais de 80 vias, e me encontrei com Inácio Bianchi, um dos mais atuantes representantes do point, principalmente por ter aberto e ter participado da maioria das conquistas da falésia.
O Point já esteve fechado por um breve período, por motivos de acidente na estrada que é bem estreita e de terra. Essa estrada da acesso somente as residencias do entorno da pedra, e são estradas particulares. A pedra fica em uma propriedade particular, na qual Inácio e sua turma bolaram um acordo de convivência entre o pessoal local e os visitantes, colocando uma taxa de R$5,00 por pessoa por dia. Esse dinheiro é colocado pelo visitante ou escalador em uma lata na esquerda da casa onde você passa para ir escalar.
 Junto a lata tem um caderno de anotações, onde coloca seu nome e demais integrantes do grupo, e placa dos veículos.
 Tem dado certo, e parabéns aos idealizadores do regulamento local.
O Point fica perto do estacionamento e tem água potável de fácil acesso ao lado da casa.
Leve um garrafa. Faz bastante calor no local, que é dividido em cinco setores.
A escalada nos setores da frente que são o "Boas Vindas" e "Seu Renato" é indicada na parte da manha em função do sol, que castiga bastante.
Os outros setores, ficam na sombra quase o dia todo, tirando o setor "Visual", que bate sol na parte da tarde nas vias, para cima da copa das árvores, e a pedra fica bem quente.
Existem já definidas varias linhas de boulder em alguns blocos na base da pedra e no entorno. Um boulder clássico de lá é o "Titanic", onde fica também a área de camping que é aberta a qualquer visitante, desde que pague a taxa de camping de R$10,00. Comunique a reserva dessa estadia antecipadamente pelo email inacio.bianchi@gmail.com
Imprima e leve o croqui do local que esta no Blog- falesiaparaiso.blogspot.com
Esse blog é especifico da Falésia do Paraíso, e da dicas, betas, comenta das regras de conduta no local, alem do contato da galera que frequenta e mexe no point.

 Tenho ouvido comentários de que lá esta se tornando o melhor local de escalada do Estado de São Paulo, mas comparando com outros locais já bem clássicos como o Baú e Pedra da Divisa, a falésia do Paraíso ainda precisa de mais vias das casas do oitavo e nono graus, e também vias com mais de uma cordada, como é o caso das vias "Hércules" VIIIc, e a "Rainha Nefertiti" (consta como projeto no croqui). Essas duas vias estão sendo escaladas em uma cordada somente pelos visitantes, como foi o meu caso, que entrei na Rainha Nefertiti achando ser a Hércules, e mandei sacando custuras já duas vezes. Concordo com os demais escaladores que deram VIIc até a primeira parada, e a sequência da via quando se toca direto fica bem forte, principalmente pelo arrasto que da a corda. Use três custuras longas na primeira cordada. O grau da via toda, deixo para a comunidade escaladora.
 Mas com o potencial que tem o lugar, e no ritmo que andam as conquistas, a Falésia do Paraíso, sera sem duvida um dos mais frequentados pointes de escalada do estado de São Paulo.

Eu mesmo volto la em breve, quem sabe já no evento que o Inácio comentou, que sera em comemoração as 100 vias.
Tudo de bom e de belo...