quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Matéria de escalada em Itanhandu na EPTV
Faz um tempo que a Pedra da Poeira é frequentada por escaladores de diversos locais. Em 2005, eu vi no Campo Escola Montanhismo em Monteiro Lobato MG, casa do meu amigo montanhista Hamiltom Miragaia, uma foto impressa em uma baner grandão, do próprio Miragaia escalando a "Beiço de Purga"VIIb, onde ele me mostrou a foto orgulhoso: "Ai ó, la em Itanhandu essa foto ai! Pedra da Poeira."
A escalada amadurece nossa visão. Com a escola de escalada que tenho agora, vejo que não podemos ser muito extremistas, senão ofuscamos a visão. As vezes me fóco somente em vias esportivas fortes, de inclinação negativa, e me esqueço de o quanto aprendo com os posicionamentos de pé das aderências, das chaminés, dos rampões... E nesse periodo de transição abandonei a Pedra da Poeira por um tempo. Mas hoje com a comunidade escaladora crescendo por aqui, voltamos a mecher nesse point, que é muito bacana de se visitar. O acesso é facil, não tem camihada e fica a 3km do centro da cidade de Itanhandu MG. Não tem água potavel, apesar de o Rio Bengo passar em frente a pedra, o qual da nome a uma das vias da parede.
Agora começou a aparecer uma turma forte da escalada em Itanhandu, por isso o local voltou a ser falado. Teve bem sujo por um tempo, onde a terra que descia do barranco em função da chuva tampou grampos de algumas das vias.
A turma lá tem feito um trabalho bacana de manutenção e limpeza do local, onde até abriram outras duas vias, somando agora 12 vias num total, indo de IV a VIIb o grau das vias e atingindo 10m de altura a rocha na parte maior da parede. O bacana é que ainda da pra abrir novas vias.
A Matéria falou um pouco da cidade de Itanhandu, de sua tranquilidade como cidade montanhosa, e mostrou alguns de seus atrativos naturais, como a cachoeira do Vô Delfin, que é muito legal para ir nadar. Tem até uns boulder na beira do rio. O rio é limpo e a água fria, vinda das montanhas. É o Rio Verde, que nasce la na pedra da Mina, a quase 3.000m. Mostrou também a serra dos Noronha, e a Pedra da Poeira, que por enquanto é o único pico de escalada de Itanhandu, pois o nome ja diz Ita( pedra) nhandu(passaro). Isso quer dizer que o lugar tem pedra, e tem mesmo.
Na entrada da cidade ja vemos uma falézia grande, de uns 5om, na beira da estrada e não tem nenhuma via na pedra. Tem outra, uns 8km mais pra dentro na estrada da Pedra da Poeira, que chega a ter 150m de altura por 300m de largura. E não tem nenhuma via nem grampeada e nem móvel. Ainda!!!
Em breve teremos mais histórias de escaladas em Itanhandu, tem uma turma nova de escaladores e montanhistas trabalhando para isso.
domingo, 19 de setembro de 2010
PNI VOLTA A RECEBER VISITAS...
Imagem LandSat de 02/09/2010. Área aproximada atingida por esse incêndio:1200 ha.
Fonte INPE
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
PNI REABRE PARCIALMENTE
PNI dá boas Notícias: "Para o feriado, abriremos parcialmente a visitação no Planalto (Parte Alta). Somente as áreas do Couto e Prateleiras estarão abertas a visitação."
Quarta-feira (01/09) - O monitoramento e a prontidão continuam no Planalto do Itatiaia. Algumas equipes continuam no trabalho de rescaldo.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
O FOGO CONTINUA NO PNI
Terça-feira (24/08) - 2 pequenos focos foram identificados no sobrevoo desta manhã. Várias equipes foram deslocadas de helicóptero até o local e conseguiram controlar os focos rapidamente. Continuamos de prontidão, em alerta máximo.
Segunda (23/08) - 9:40 - O sobrevoo desta manhã identificou novos focos e as equipes já estão no combate.
Domingo (22/08) - 10:53 - Novos focos foram identificados após o sobrevoo e as equipes já foram deslocadas para o combate.
Domingo (22/08) - 10:00 - Dia 10 das açõs de combate. Os principais focos do dia de ontem foram controlados. Não há fumaça visível da base de operações. No momento, o helicóptero faz o monitoramento das áreas atingidas pelos incêndios para identificar o possível surgimento de novos focos. Assim que a aeronave retornar à base teremos novas informações.
Sábado (21/08) - 17:49 - Na tarde deste sábado foram capturados dois incendiários no Alto dos Brejos, que foram vistos do helicótero. Estão presos na delegacia de Itamonte.
Sábado (21/08) - 11:10 - De madrugada chegaram reforços das brigadas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e estamos, no momento, com 70 brigadistas envolvidos nas ações de combate aos focos identificados na sexta-feira e no rescaldo das áreas já queimadas. O apoio aéreo está sendo fundamental para o controle dos focos. O clima está muito seco e esquentou bastante em relação aos dias anteriores.
Sexta (20/08) - 15:34 - O combate está intenso nos focos detectados e voltamos a necessitar do apoio aéreo, que já foi acionado.
Sexta (20/08) - 12:57 - Acaba de chegar a notícia que novos focos grandes surgiram no Vale do Aiuruoca - Parte Norte do Parque.
Sexta (20/08) - 8:38 - Até a próxima frente fria, com chuva no Planalto, nossa equipe toda está de plantão e em campo para monitorar a área mais vulnerável ao aparecimento de novos focos de incêndio. Por enquanto a situação está tranquila.
Quarta (18/08) - 8:59 - Com o clima seco, novos focos podem surgir a qualquer momento e as equipes continuam de prontidão. Continuamos com apoio aéreo do CAVEX para as operações de monitoramento e combate.
Terça (17/08) - 14:37 - As brigadas que estiveram deste cedo em ação no Planalto de Mauá conseguiram debelar os últimos focos de incêndio detectados no dia de ontem. O helicóptero do exército conseguiu operar normalmente no dia de hoje e foi fundamental no transporte de equipes e material de suporte.
sábado, 14 de agosto de 2010
Fogo no Parque Nacional de Itatiaia
Terça (17/08) - 10:51 - Só no final do dia de ontem foi possível fazer um sobrevôo e dois focos
Terça (17/08) - 10:51 - Só no final do dia de ontem foi possível um sobrevôo e dois focos de incêndio foram avistados na região de Mauá - região do "Mata Cavalo e Alto dos Marimbondos". Nossos brigadistas estão no combate e a estrutura principal de apoio foi transferida para Mauá.
Segunda (16/08) - 14:38 - Devido à falta de visibilidade, não foi possível operar com a aeronave até o momento.
Segunda (16/08) - 14:20 - Os últimos focos de incêndio são na região de Visconde de Mauá, para onde foi deslocadada nossa equipe de brigadistas e pessoal de apoio. Nos demais lugares, estão sendo feitos os trabalhos de rescaldo e monitoramento.
Segunda (16/08) - 10:28 - Em uma grande área, o fogo já foi controlado, mas ainda existem focos de incêndio e somente com um sobrevôo saberemos a real situação.
Domingo (15/08) - 19:05 - A maior parte do fogo já foi controlada, está caindo uma garoa fina, mas segundo a equipe que está na trilha, ainda há focos de incêndio.
Domingo (15/08) - 18:45 - Tem uma equipe de apoio tentando apagar um grande foco de incêndio no Mata Cavalo, em Visconde de Mauá
Domingo (15/08) - 16:50 - Surge o primeiro sinal de esperança de que estão conseguindo controlar o fogo !!!
Domingo (15/08) - 15:17 - Contamos com uma equipe grande de apoio, entre eles parceiros do Parque, bombeiros, militares, voluntários, brigadistas, servidores e terceirizados do ICMBio. Todos envolvidos nas ações de combate ao fogo e na logística. E na Parte Baixa (Administração) nos contatos via telefone e rádio e na execução de serviços necessários para o combate ao incêndio.
Domingo (15/08) - 12:10 - O Incêndio continua numa área de difícil acesso no alto de Mauá em uma região chamada de "Mata Cavalo" e "Alto dos Marimbondos". No momento, contamos com um grupo de apoio de aproximadamente de 170 pessoas. Pela manhã fizemos um vôo de reconhecimento e o mesmo helicoptero nos auxiliou com o transporte dos grupos para os locais do incêndio.
Sábado (14/08) - 17:55 - O helicóptero Cougar do Exército de Taubaté pousou no Planalto das Agulhas Negras às 17:30 para apoio no combate de domingo pela amanhã. E estão a caminho o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro sediados em Resende com aproximadamente 12 combatentes, o Parque Nacional da Tijuca com o apoio de 6 brigadistas para combate e logística, e também contamos com o apoio de 5 brigadistas do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Sábado (14/08) - 14:03 - Com o apoio das novas equipes, temos agora um total de 120 brigadistas em ação. O ICMBio e o MMA foram acionados em Brasília e conseguimos apoio do Comando da Aviação do Exército (CAVEX) de Taubaté, que enviará dois helicópteros de grande porte para transporte de brigadistas e para lançamento de água com "bambi bucket". O fogo continua em uma região de difícil acesso e o apoio aéreo será fundamental para a maior eficência no combate ao incêndio.
Sábado (14/08) - 11:28 - Neste momento, 85 brigadistas estão em ação nas diversas frentes de combate sob coordenação geral do Analista Ambiental Gustavo Tomzhinski, responsável pela equipe de prevenção e combate à incêndios florestais do PNI. A equipe da APA Mantiqueira também está toda em ação no Planalto e no apoio pela sede em Itamonte.
Sábado (14/08) - 10:47h - 28 brigadistas sob coordenação do Analista Ambiental Luiz Coslope combateram o incêndio durante a noite e agora retornam ao Abrigo Rebouças. Serão substituídos por brigadistas da AMAN, Serra dos Órgãos e Flona Passa Quatro.
No apoio às ações no Planalto, contamos também com alguns condutores de visitantes e com o GEAN, coordenados pelo Pres. do GEAN, Sr. Edson Santiago.
O apoio aéreo está prejudicado até este momento pela teto baixo na base do Rio de Janeiro.
O fogo continua na região próxima do Rancho Caído.
Sexta-feira (13/08) 17:30h - Uma importante contribuição às equipes que estão concentradas no combate ao incêndio é que as pessoas que não estão envolvidas no combate não acessem o Planalto!
Com o incêndio no Planalto a visitação está suspensa na Parte Alta do Parque.
Sexta-feira (13/08) - 16:58h - As equipes que estão no Planalto continuarão no combate ao incêndio durante a noite e receberão novos reforços de madrugada com a brigada do PN da Serra da Bocaina e 40 homens da AMAN. Amanhã serão mais de 120 brigadistas envolvidos no combate, com apoio aéreo do helicóptero (com lançador de água) do Corpo de Bombeiros.
Sexta-feira (13/08) - Pela manhã foi detectado um incêndio no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia.
Toda nossa brigada foi acionada, além das brigadas da APA Mantiqueira, Flona Passa Quatro, Flona Lorena e PN da Serra dos Órgãos.
A AMAN também foi acionada e dará suporte a partir de hoje.
Nosso coordenador de Prevenção e Combate à Incêndios, Gustavo Tomzhinsky, está no helicóptero do Corpo de Bombeiros, que apoia as ações de combate ao incêndio.
A área mais afetada no momento é a região do vale da nascente do Rio Aiuruoca.
Assim que tivermos mais informações da nossa equipe no Planalto, divulgaremos aqui no nosso site. Desde já agradecemos o apoio das instituições parceiras.
(Walter Behr / Chefe do PNI)
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
8º Festival de Montanha do Sul de Minas
O Clube Montes Itajubense(CMI) convida a todos a participar do 8º Encontro de escalada de Itajuba MG. Dias 20, 21 e 22 de agosto.
La tem muitos movimentos fortes de boulder e esportiva, além de otras opções como grandes paredes no Pedrão de Pedralva, que fica a minutos de Itajuba, com seus 320 metros de parede.
Vá conferir e se divertir também...
.
O encontro em São Thome foi muito legal...
Esse ano o encontro de escalada foi muito legal, e teve bastante gente se divertindo la nos tetos.
Nesse ano, me parece que os visitantes não ficaram somente nos boulders, que são o maior chamariz da cidade, mas também forçaram o abdomem nas belas vias esportivas de arenito.Tinham varios escaladores muito fortes mandando lances novos, que os boatos disseram ser V12. Passando em um dos setores, perto da parede do Guardião, ouvi dizer que o Rau Quintiliano de Varginha, acabara de mandar um V8, e a vista... Forte o menino!
Veio bastante gente no evento. Encontrei pessoas do RJ, BH e SP. Além de uma turma de Brasilia.Colocaram um Slac Line de 30m do lado da tenda de recepção do evento.
São Thomé, surpreendeu o universo da escalada, pelo fato da grande concentraçãoo de pedras com facil acesso dentro da cidade, dando impreção de se estar em um desses paises que vemos nos videos de escalada! Além de oferecer ao visitante varios tetos muito legais com agarras grandes e pequenas para aqules que estão fortes.Eu fui com a turma aqui do Clã, e também levei o Dorado!
Tivemos um forte apoio da prefeitura municipal de Itamonte, na pessoa do Tonicão, secretario de espertes, que nos cedeu o transporte.A prefeitura de São Thomé das Letras tem apoiado e muito também a escalada, pois chegando la me deparei com uma estatua de um Et escalador, com um crsch pad nas costas e sapatilha pendurada a tira cólo e maquina fotografica em uma das suas 4 mãos, além de estar em cima de um disco voador. Em baixo estava escrito que se dava ali naquele dia 07/08/10 o marco do turismo de aventura no municipio! Que sirva de exemplo para outras cidades criarem sua identidade e agitar...O evento teve a cobertura do Mountain Voices e ESPN Brasil, na pessoa do Eliseu Frechou, o qual também deu uma palestra muito interessante no sabado a noite sobre grandes paredes.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Encontro de escalada em São Thomé das Letras
Cartaz 2010
Crédito da imagem: Primitivu
O 3º Festival de Boulder de São Thomé das Letras será realizado nos dias 7 e 8 de Agosto de 2010, no Parque Municipal Antônio Rosa localizado na área urbana do município. Nossa intenção é promover a confraternização entre montanhistas de várias partes do país, apresentando à comunidade de escaladores um novo point de escalada, com um enorme potencial de exploração e com mais de 250 boulders de várias graduações já abertos.
Lembrando que esse ano contaremos com a presença do norte americano Jon Cardwell.
Contamos com sua participação para abrilhantarmos nosso evento e fazermos dele um sucesso!!!
Sábado, 07/08
08:00h - Abertura com inscrições e entrega dos croquis e camisetas;
09:00h - Escalada;
20:30h - Palestra com Jon Cardwell (EUA);
21:30h - Palestra com Eliseu Frechou (Grandes Paredes - Nacionais e Internacionais).
Domingo, 08/08
09:00h - Desafio Slack Line;
10:00h - Escalada;
18:00h - Encerramento.
Contato: Tel:(35) 9836-6707 ou MSN: pedro_stl@hotmail.com
Betas: http://www.primitivus.com.br/festival2010/
quinta-feira, 22 de julho de 2010
segunda-feira, 28 de junho de 2010
GRUTA DA APAE - CARMO DE MINAS-MG
Foi interessante como achei esse local!
Uns dois meses atras, o Juninho Miguel me ligou para irmos ver um local com potêncial para novas vias em Soledade de Minas, que de fato tem parede show mesmo! Uns boulder grande na base das paredes, cerca de 3 setores dentro de um cafezal. A parede é uma falesia e o acesso as bases é perto, cerca de 15 minutos. Mas aí, eu sentado com o Juninho e o Binhão, vendo o por do sol depois da visita, avistei uma sombra em uma montanha la na frente, parecendo uma pedra. Perguntei para os meninos e eles disseram que podia ser uma rocha! Dai o Binhão disse que ia ver o local e me passava maiores informações de como ir e por onde. Tinha umas antenas de celular de referência, que parecia estar perto.
Bem, fui la com o Juninho dias depois, e não era rocha nada o que eu tinha visto. Eram uns Eucaliptos gigantes, que da estrada dava para ver. Dai, meio decepcionado e com uns pingos de chuva pra desanimar, o Juninho me disse que tinha uma outra pedra em Carmo de Minas, que era um negativão com duas chapeletas no topo que eles escalavam de top rop. Beleza, vamo la! Paramos la na APAE, a 2 km do centro do Carmo, estrada boa até a casa do Nil, que é o cara que quando voce for visitar o point tem que tomar bença, pois vai passar no quintal dele. Cuidado com o Bradoque, que é o Recepcionista do Nil, cachorrão que a maioria das vezes fica preso.
Caminhamos 6 minutos e estavamos num bosque de mangueiras, trilha limpa, rocha com perfil esportivo, com tetos e agarras certas. Que local bacana! Para mim aquele lugar ja era um point! Só faltavam as vias, e foi ai que eu entrei em ação!
Dia seguinte, voltei com o Juninho Miguel, umas 3:30 da tarde, chovendo, e investimos na primeira via que demos o nome de "Teimosia". Nossa que via forte... Era uma chapa que servia de top rop, que o "Espinho" de Barra Mansa havia sugerido numa linha, a qual eu segui saindo de baixo e ficou forte mesmo, na mesma linha sugerida!
Depois disso, comecei a voltar la e direcionar as atividades do point, colocando as vias em ordem.
Ontém, no domingo, voltei la pra dar mais um grau e abri mais duas novas linhas. A primeira ganhou o nome de "A Marreta do Nil", porque eu, após ter furado o primeiro grampo, na hora de colocar o parabolte pra dentro da rocha notei que não tinha levado a minha marreta, daí, o Juninho foi pedir um martelo para o Nil, dono do pico, e ele emprestou uma bruta marretona! Deu certo! Enquanto isso eu fui vendo uma outra linha na esquerda. Nisso o Binhão me pergunta que nome poderiamos dar pra essa nova via que começamos a abrir.. O nome foi surgindo conforme os grampos foram colocado, foi uma longa prosa... Esta pronta mais uma via de nome "O Crux Quer Falar com Você" VIIb.
Com isso o local ja conta com 4 fortes vias esportivas de 25 metros grampeadas com chapeletas FGL, e uma linha movel de terceiro grau. Tem potencial para um total de 10 vias, todas com inclinação negativa, dando mais tempero na diversão do local...
Vias:
1- Num Belo Dia.
2- Teimosia.
3- A Marreta do Nil.
4- O Crux Quer Falar com Você.
5- Beija Flor (movel).
OBS.: O Dorado, meu cão montanhista também aprovou esse local em sua visita nesse domingo.
Ainda tem um pouco de trabalho para executarmos na "Gruta da APAE" em Carmo de Minas...Agradeço a força dos feras da montanha:
*Jonatas Rocha (Breikinho)
*Juninho Miguel
*Fabio Binhão
*Fabio
*Dalbino
Isso ai; mais atividades no Sul de Minas!