terça-feira, 15 de junho de 2010

São Tome das Letras

Cidade que fica no topo da montanha, vegetação de campo de altitude, rocha de arenito, tétos, abaolados, boulders, vias esportivas, agarras pequenas e grandes, misticismo e ETs...
A cidade é de pedra. Por onde você olha tem rocha. As a maioria das ruas são totalmente fora do prumo, tipo que no barranco, ou "din ã", ou din ãncim! O calçamento das ruas é de pedra São Tome.
Nas poucas ruas da pequena cidade Mineira você nota grandes placas no chão das ruas. As escadas de entrada das casas são pedra, ao natural, como se o morador tenha progetado a casa a partir da escada da entrada.
Encontramos também muitas casas feitas de pedra, como uma Capela antiga numa das pracinhas, enfin, muita rocha, para quem à admira!
Fui pra la essa semana, com minha buneca, a titulo de dia dos namorados!
Foi com o Luciano+ o Pedro Steiner.
Tempo bom, um frio... Céu azul e vento...

Os pointes de escalada de São Tomé das Letras, são lotados de linhas de boulder de vários graus, variando do V0 ao V10, com projetos que podem chegar ao V13. As vias, quase todas esportivas, vão de IIIsup ao 9b, tendo algumas delas em movel com boas colocações.
Vi um VIsup lá que não tem nada de sexto grau nele. Movimentos muito técnicos, agarras certas para cada lance. Bélo local.
Entramos desta vez nas vias "Tradicional" VIIa, no cetor da Pirâmide, depois fomos para o Leão. Tétão mesmo, do lado do carro. Olhando assim, podemos projetar escaladores muito fortes pro futuro aqui da região do sul de Minas, pela questão de acesso as escaladas. Os escaladores locais não precisam se deslocar tanto pra se exercitar, pois é tão perto que não precisa ir nem de bicicleta!
No Leão tem 4 boas vias, sendo tres delas ja grampeadas e uma de top roup. Mandamos a "De ré pra trais" e "Quem acredita sempre alcansa", dai ja começou a escurecer e fomos descansar na pousada da dona Graça, onde a diaria é de R$15,00 por pessoa a pernoite. Bom o lugar... Depois da descansadinha, fui passear na rua e tomamos um caldode feijão caprichado no Bar da Monalisa.
Dia seguinte fomos no Guardião. Mandamos duas vias num tótem das quais não consegui definir os nomes vendo o croqui, depois de aquecidos os dedos, porque o dia tava frio e ventano, nariz escorrendo, fui conhecer a via "Mongoloides", que ja tinha ouvido falar mas nunca tinha visto. Ela é pequena, esportivona, com movimentos de braço aberto numas pinça boa de mão direita! Mandamos duas vezes cada e fomos ver uma outra via muito legal, na esquerda da parede do Guardião, de nome "Determinação". Umas agarras grandes de umas tampas de pedra grandes que parecem se mecher, mas só parecem. Que via linda, e de sexto grau não tem nada! Této mesmo, com movimentos longos e fortes, um lance de calcanhar esquerdo alto e muito eficiente. Que linda essa via. Depois mandei a via classica do Guardião com a Tata pra fecha com chave de ouro, recolhemos os brinquedinhos, banhão na pousada da dona Graça, comidona de fogão a lenha e voltamos para casa felizes da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário