Notícias sobre o Incêndio no PNI:
Terça (17/08) - 10:51 - Só no final do dia de ontem foi possível fazer um sobrevôo e dois focos
Terça (17/08) - 10:51 - Só no final do dia de ontem foi possível um sobrevôo e dois focos de incêndio foram avistados na região de Mauá - região do "Mata Cavalo e Alto dos Marimbondos". Nossos brigadistas estão no combate e a estrutura principal de apoio foi transferida para Mauá. Segunda (16/08) - 14:38 - Devido à falta de visibilidade, não foi possível operar com a aeronave até o momento.
Segunda (16/08) - 14:20 - Os últimos focos de incêndio são na região de Visconde de Mauá, para onde foi deslocadada nossa equipe de brigadistas e pessoal de apoio. Nos demais lugares, estão sendo feitos os trabalhos de rescaldo e monitoramento.
Segunda (16/08) - 10:28 - Em uma grande área, o fogo já foi controlado, mas ainda existem focos de incêndio e somente com um sobrevôo saberemos a real situação.
Domingo (15/08) - 19:05 - A maior parte do fogo já foi controlada, está caindo uma garoa fina, mas segundo a equipe que está na trilha, ainda há focos de incêndio.
Domingo (15/08) - 18:45 - Tem uma equipe de apoio tentando apagar um grande foco de incêndio no Mata Cavalo, em Visconde de Mauá
Domingo (15/08) - 16:50 - Surge o primeiro sinal de esperança de que estão conseguindo controlar o fogo !!!
Domingo (15/08) - 15:17 - Contamos com uma equipe grande de apoio, entre eles parceiros do Parque, bombeiros, militares, voluntários, brigadistas, servidores e terceirizados do ICMBio. Todos envolvidos nas ações de combate ao fogo e na logística. E na Parte Baixa (Administração) nos contatos via telefone e rádio e na execução de serviços necessários para o combate ao incêndio.
Domingo (15/08) - 12:10 - O Incêndio continua numa área de difícil acesso no alto de Mauá em uma região chamada de "Mata Cavalo" e "Alto dos Marimbondos". No momento, contamos com um grupo de apoio de aproximadamente de 170 pessoas. Pela manhã fizemos um vôo de reconhecimento e o mesmo helicoptero nos auxiliou com o transporte dos grupos para os locais do incêndio.
Sábado (14/08) - 17:55 - O helicóptero Cougar do Exército de Taubaté pousou no Planalto das Agulhas Negras às 17:30 para apoio no combate de domingo pela amanhã. E estão a caminho o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro sediados em Resende com aproximadamente 12 combatentes, o Parque Nacional da Tijuca com o apoio de 6 brigadistas para combate e logística, e também contamos com o apoio de 5 brigadistas do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Sábado (14/08) - 14:03 - Com o apoio das novas equipes, temos agora um total de 120 brigadistas em ação. O ICMBio e o MMA foram acionados em Brasília e conseguimos apoio do Comando da Aviação do Exército (CAVEX) de Taubaté, que enviará dois helicópteros de grande porte para transporte de brigadistas e para lançamento de água com "bambi bucket". O fogo continua em uma região de difícil acesso e o apoio aéreo será fundamental para a maior eficência no combate ao incêndio.
Sábado (14/08) - 11:28 - Neste momento, 85 brigadistas estão em ação nas diversas frentes de combate sob coordenação geral do Analista Ambiental Gustavo Tomzhinski, responsável pela equipe de prevenção e combate à incêndios florestais do PNI. A equipe da APA Mantiqueira também está toda em ação no Planalto e no apoio pela sede em Itamonte.
Sábado (14/08) - 10:47h - 28 brigadistas sob coordenação do Analista Ambiental Luiz Coslope combateram o incêndio durante a noite e agora retornam ao Abrigo Rebouças. Serão substituídos por brigadistas da AMAN, Serra dos Órgãos e Flona Passa Quatro.
No apoio às ações no Planalto, contamos também com alguns condutores de visitantes e com o GEAN, coordenados pelo Pres. do GEAN, Sr. Edson Santiago.
O apoio aéreo está prejudicado até este momento pela teto baixo na base do Rio de Janeiro.
O fogo continua na região próxima do Rancho Caído.
Sexta-feira (13/08) 17:30h - Uma importante contribuição às equipes que estão concentradas no combate ao incêndio é que as pessoas que não estão envolvidas no combate não acessem o Planalto!
Com o incêndio no Planalto a visitação está suspensa na Parte Alta do Parque.
Sexta-feira (13/08) - 16:58h - As equipes que estão no Planalto continuarão no combate ao incêndio durante a noite e receberão novos reforços de madrugada com a brigada do PN da Serra da Bocaina e 40 homens da AMAN. Amanhã serão mais de 120 brigadistas envolvidos no combate, com apoio aéreo do helicóptero (com lançador de água) do Corpo de Bombeiros.
Sexta-feira (13/08) - Pela manhã foi detectado um incêndio no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia.
Toda nossa brigada foi acionada, além das brigadas da APA Mantiqueira, Flona Passa Quatro, Flona Lorena e PN da Serra dos Órgãos.
A AMAN também foi acionada e dará suporte a partir de hoje.
Nosso coordenador de Prevenção e Combate à Incêndios, Gustavo Tomzhinsky, está no helicóptero do Corpo de Bombeiros, que apoia as ações de combate ao incêndio.
A área mais afetada no momento é a região do vale da nascente do Rio Aiuruoca.
Assim que tivermos mais informações da nossa equipe no Planalto, divulgaremos aqui no nosso site. Desde já agradecemos o apoio das instituições parceiras.
(Walter Behr / Chefe do PNI)