quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Plin Plim...


Esses dias o Clayton Conservani me ligou querendo fazer umas atividades em Itamonte MG Brasil. Uma delas era escalar a pedra do Picu...
Conversamos um pouco a respeito de como poderiamos mostrar esse atrativo que é o símbolo da cidade mineira de Itamonte, inédita na televisão, de uma forma mineira e interessante.
Foi bem legal o role com os amigos, grande Kleber e o Carneiro, féras nas imagens, e os parceiros Binho, Will, Rafa, Dudu com suas mulas, além do Zulu, que nunca tinha escalado na vida, mandou o Picu e pra fechar com chave de ouro, saltou de Paraglider la do topo...
Isso porque eu havia comentado com ele desse vôo um dia antes somente, e ele topou mandar esse que também foi inédito não somente na tv mas também aqui nessa nossa montanha! Mandou muito Zulu...
Eu e o Rafa ficamos muito emocionados de ver o amigo conseguir aquele feito, além de assistir de camarote, pois eu ja comentei desse lance com varios voadores e só ficava na conersinha! O Zulu falou somente, "intão vamo", e foi no fuscão dele onde a 4x4 da Globo sofreu pra ir! Dale nóis...
Depois da decolagem, o Zulu pousou ao lado dos carros, enquanto eu, o Clayton e o Rafa tinhamos ainda que descer de rapel até a base da rocha, arrumar os equipos nas mochilas e descer na caminhada de uma hora e meia.
OBS.:O paraglider, foi criado por escaladores, justamente para poder facilitar os retornos do topo das montanhas...
Mas não acaba por ai. Chegando na casa do Seu Nego, ele havia preparado uma leitoa com macarrão, arroz e limonada pra nossa equipe, regado com moda de viola que o Henrique organizou com o grande violeiro Marcelo!
Né mêmu rapaizi?...


Assista nos endereços abaixo a reportagem do "Esporte Espetacular":

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1127260-7824-ESPORTE+EXTREMO+FAZ+ESCALADA+E+VOO+LIVRE+EM+ITAMONTE+MG,00.html

http://www.youtube.com/results?search_query=Esporte+Extremo+em+Itamonte&search_type=&aq=f

http://www.youtube.com/watch?v=-KXfcd34p7s

http://www.youtube.com/watch?v=7ZuETL_BYr0

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rolezinho do feriado dia de semana


Segunda feira o Luciano me liga perguntando se ia ser feriado na terça pra mim. Eu tava em outro planeta, pensando nas atividades da tal segunda feira ainda, e a fixa demorou um pouquinho pra cair. Dai eu pensei, nossa, é mesmo, amanhã é feriado!!! Armo...
Dai combinamos de fazer algo rápido e bacana. Morro do Couto. Planalto do Itatiaia.
Sete horas de terça feira ele tava aqui em Itamonte, e subimos a serra. Rapidinho estavamos na base da parede. Tava frio o dia e o tempo não muito bom, mas deu escalada o dia todo.
Fiz umas imagens, escalei um pouco e dei umas risadas! O Edsom, iniciou sua vida de escalador nesse dia! Gostou da brincadeira. Seja bem vindo meu nobre montanhista, ao mundo da escalada.
O Morro do Couto fica na parte Alta do Parque Nacional do Itataia, e é um point de facil acesso. Fica dentro da area de proteção de Furnas, mas é aberto a visitação publica. É um dos dez picos mais altos do Brasil, e só o role nesse local ja vale o passeio.
A predominancia das vias é esportiva, que variam do IV ao IX grau, tendo algumas opções de vias em movel.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fala Juliano Magalhães...


E ai meu mano...

O Juliano me ligou na quinta passada, e me convidou pra ir no Paredão Gean, que é uma falesia no Planalto do Itatiaia pouquissimo visitada. Esse point tem varias vias em movel, alias, a maioria delas é movel. Isso na real, não deixa a comunidade escaladora visitar o pico, mesmo o local tendo 2 vias grampeadas, classicas. Eu sei disso, pois demorei pra ter essas poucas peças que tenho! O acesso a esses equipamentos hoje ta maior, mas a pouco tempo atras, era só quem viajava pra fora do Brasil pra ter, ou se tivesso "Ô canal"!!!

Dai falando com o Juliano, ele me disse que mandou o Teto Leonel Terrain, na esquerda do paredão Gean. Que bacana isso, pois essa via teve duas linhas na mesma via, ou seja, duas formas de manda-la, e as duas eram em artificial.

A primeira conquista foi com cunhas de madeira, coisa das antiga, e depois o Jorge Naval, conqistador de varias classicas daqui dessa região na decada de 70 e 80, fez o teto grampeando o mesmo com chapeletas e passou ali em A0(artificial com estribos).

Dai, semana passada, o Juliano Magalhães virou o Teto usando as chapeletas do Jorge e mandou em livre, com as custuras ja colocadas, sugerindo 9a! Ele comenta que o crux ficou no final, que quando chega a virada, a fenda cabe só a primeira falange dos dedos, e fica forte! Legal isso pra nossa escalada, e aqui pra montanha! Valeu Juliano... Mando bem...

O pico do Papagaio...


O dia começou assim no sabado, e essa era a visão do Pico do Papagaio da caçamba da caminhonete, onde tiramos um cochilo pra da uma pequena recarga na bateria.



Pouco tempo depois chegou o reforço dos caiçara!










Subimos... A chuva caiu e demos um tempo na casa da dona Ana, onde tomei um copão de café! Parou, e subimos. Num de nossos descansos encontramos as primeiras mochilas. Dividimos as coisas e subimos mais. Logo na frente ja vimos outras duas cargueiras de 75 litros até a tampa de equipo! Só olhamos e continuamos, dai, ja tava o Marcel e o Emilio ainda abrindo a trilha. Nessa hora ja vi que ia ser trampo a conquista! A tardinha estavamos no acamamento, e tive a noticia de que meus equipos de escalada e minha barraca haviam ficado na entrada da trilha, pois era muito equipo e não tinha dado pros meninos trazer de uma vez. Dai ja fiquei incanado! Muito pernlongo, mas muito mesmo, tinha dessa vez. Tivemos que dormir eu e o Tiagão 10a numa lona, bivacão mesmo no mato. Que foda. Foi a pior noite de toda minha vida de acampamento em montanha. Tipo Lost. Na real eu nem dormi mesmo, passei foi a noite em devaneios e cochilos, seguidos de tapas na cara assustado! Dai acordei assim no domingo:


Escalada pra mim não teve, mas só de dar um role nessa montanha magica ja vale! O Emilio Cigano esticou a primeira cordada da via e depois disso desci pro mundo dos homesn! Agora meu rosto ja voltou ao normal. Fica de toque pra galera que frequenta la se ligar nisso e para os que pretendem frequentar o pico. Leva a barraca com mosquiteiro, e muito repelente!

O Marcel com a turma, iam ficar la até domingo proximo agora do feriado da semana santa. Pelo que notei, a via estava ficando linda, e 600m acho que não tera, mas uns 500 e poucos pode ter certeza. A parede é imensa! O local é um Parque Estadual, que dara as paredes de Big Wall ao sul de Minas. Tem muta coisa la pra ser feita...

A pedra fica na cidade de Aiuruóca, sul de Minas.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

To ino pra parede...

Oi, hoje é sexta feira dia 03 de abril de 2009, e são 17:32 da tarde. Estou aqui na cabine maquinando a estrategia de ir pra parede.

Daqui a pouco saio pra comprar umas coisas de comer pro acampamento e as 21:00 hs pego o Tiagão 10a pra irmos até o Pico do Papagaio na Aiuruóca, aqui no Sul de Minas, onde o acampamento ja deve estar armado desde cedo na base da pedra, em que estão Marcel Rainer, Emilio Cigano e mais uns escaladores locais, com o intuito de toca pra cima!

A pouco tempo atraz, Marcel Rainier, Gustavo Pianc e Emerçom Sabara, começaram uma linha na pedra do Papagaio, que até consta no Manual de Escalada e Montanhismo do Itatiaia e região como um projeto. Esse projeto ja esta com 200m, mista de movel com proteções fixas, e esta na pagina 90 do manual, a qual é a numero 5 da foto.

Acreditamos que até o cume falte mais uns 350 a 400m de pedra, e estou indo la pra medir isso!
Uma turma ja foi pra la hoje cedo, levando umas coisas, e vamos ficar la na atividade por esses dias. Deus abençoe nosso role!!!
Na volta conto como foi! A 3ccd ta ino também...

terça-feira, 24 de março de 2009

Vale de Boulder do Sengó



Quando alguém me pergunta como é no Sengó, eu faço uma simples comparação: ''Imagine um patio de uma consecionaria de carros, cheia de carros! Agora, imagine os carros sendo pedras, e o chão todo gramado com 4 nascentes de água pura, e de quebra uma cachoeira no meio das pedras!"
Assim é o Vale do Sengó.
Na real, o point fica no bairro da Cachoeira, e Sengó é um bairro antes, mas a placa que fica na BR354 logo depois do KM713 sentido Caxambu, indica Bairro Cachoeira.
O local faz parte da cidade de Pouso Alto MG, no sul de Minas, e vem mostrando seu gigante potencial.
Eu conheci esse pico atraves de um escalador de Pouso Alto, o "Totô", em 2003, e me lembro bem dele dizendo que la tinha um zilhão de pedras pra brincar. Ele tinha razão. Todos que levo la se espantam com o potencial.
Mas nesse local não tem só boulder, e eu sempre olhava aquelas falesias no alto do morro e nunca ia la! Uma vez fui de curioso, se não me engano foi logo na primeira vez que estive la, e acabei tomando uma picada de abelha na testa, e fiquei com cara de Panda...
Essa semana voltei la com meu parceirão, o Marcel Rainier, de Caxambu, onde mandamos uma nova linha num boulder novo, e demos mais umas investidas num projetão nosso la.
O projeto não saiu ainda, mas a linha nova mandamos com duas tentativas. Muito legal ficou!
Depois disso, fomos dar mais um role nas falesias, na qual começamos uma via esportiva de uns 20m, que meu amigo, vai ficar linda. Nessa mesma parede, terão mais duas linhas, e nas paredes de cima creio que role umas 3 vias, sendo duas em movel.
Muito legal isso, pois cresce o leque de opções do local.
Ja tem no Youtube um filme desse point, com 20 minutos, que foi dividido em parte um e parte dois.
Confira nesse endereço o "Sengó Vol.1", parte um e dois, e em breve, nas paradas do sucesso, "Sengó Vol.2", contando as novidades desse local que ainda vai dar o que falar...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Start

O dia que fiz o Blog...

Deus abençoe nois e as montanhas, e os vales também... Vamos falr dagente...
Tudo de bom e de belo...